segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O Natal na Festa dos Rapazes em Varge - 2011


Passei este Natal com os meus primos Manuel e Inês que vivem em Paço d'Arcos. O Manuel joga hóquei em patins nos Escolares do AD Oeiras e o meu tio Virgílio é um dos animadores do bolg http://www.amigosdohoquei.com/. Este blog está muito bem feito e tem imensas fotografias dos jogos de todas as equipas do clube. Com acontece quase sempre o meu tio trouxe a máquina fotográfica.
No dia de Natal fomos todos à aldeia de Varge, do restaurante "O Careto" assistir às "Loas" ou casamentos da Festa dos Rapazes. No fim da missa os caretos reúnem-se no largo da aldeia e, a rimar, falam mal de toda a gente da aldeia, principalmente das meninas casadoiras. Com alguns palavrões à mistura e com muita piada lá foram falando dos namoricos da Ana, da Maria, da Joana,...desta vez esqueceram-se da Inês o que admirou um pouco a minha prima de 5 anos.
Depois os caretos correram pelas ruas de Varge, atiraram-se ao fontanário público e no fim foram para o meio do rio. Isto tudo com a água muito próxima de gelar.
O tio Virgílio, sempre atento, fez umas fotografias muito bonitas que o meu pai colocou aqui para divulgar esta tradição de Trás-os-Montes.

Sem comentários:

Enviar um comentário