domingo, 27 de dezembro de 2009

A Festa de Santo Estevão em Ousilhão

Nas férias do Natal vou sempre visitar os meus avós e tios que vivem no Nordeste trasmontano. Este ano também os meus primos Manel e Inês que vivem em Paço de Arcos estiveram comigo durante o Natal.
No dia 26 de Dezembro o meu pai levou-nos à aldeia de Ousilhão para assistirmos à festa em honra de Santo Estêvão. Esta festa é famosa pelos "Caretos" e pelas cerimónias e travessuras que eles fazem.
O meu amigo Carlos Esteves, que joga hóquei com o meu primo Mário nas equipas do CAB, lá estava vestido de "Careto" e com chocalhos e tudo. O Carlos emprestou-nos a máscara para o meu pai nos tirar fotografias e para nós sentirmos o espírito da festa. Emprestou-me também os chocalhos e ensinou-me como se devem chocalhar as meninas.
Desta vez não cheguei a "chocalhar" nenhuma menina mas já combinei com o Carlos voltar à festa no próximo ano. Vou agora falar com a minha avó para ela me fazer a roupa de "Careto".

Durante a festa ainda fiz alguns amigos no grupo de "Caretos". O Diogo, o Tomás, o Leo e o Carlos que tinham mais ou menos a minha idade. Foi uma tarde muito bem passada com a rapaziada da Ousilhão a brincar e a ouvir música de Gaita-de-foles e de Acordeão.

Foi muito engraçado ver como se preservam as tradições nas aldeias de Trás-os-Montes e como os mais pequenos participam na festa e se divertem. O meu pai explicou-me que esta festa é muito antiga e que se destina a celebrar a fertilidade da natureza. Disse-me ainda que nestas festas os rapazes são iniciados na vida adulta em que passam a ter mais responsabilidades.
http://www.youtube.com/watch?v=_VamFdo9XGA


1 comentário:

  1. Muito fixe, olha esse rapaz loiro com que estás na penultima foto é capitao do bragança, nao é, e que eu ja joguei com ele, sou capitao dos infantis a de Vila Boa. Engraçado, o mundo e messmo pequeno....
    Cavaleiro Negro

    ResponderEliminar