quinta-feira, 31 de maio de 2012

Empate em Gulpilhares com direito a lição

Depois de uma semana de treinos, em que nos preparamos para jogar num pavilhão grande, com piso escuro e lidar com as dificuldades que se anteviam, fomos ao Gulpilhares aprender mais uma lição. Primeiro não podemos começar o jogo a dormir e a pensar noutra coisa, pois quando acordámos já perdíamos por dois golos. Depois, também aprendemos que esta atitude deitou por terra o trabalho da semana, pois dar a volta ao resultado cansa mais e não nos permite pensar o jogo como tinha sido planeado. Aprendemos também que há equipas que, reconhecendo as suas debilidades, apostam no remate de longe (à buja) e desistem de jogar o jogo pelo jogo, e nós temos que saber lidar com isso. Ficou também muito claro que a equipa só funciona quando todos estão bem, pois como diz o meu pai "...numa equipa o todo é maior que a soma das partes".
Mas a lição mais importante foi perceber, mais uma vez, que é difícil entender os adultos e como eles, por vezes, também mereciam uns "açoites" valentes. Como é possível o sr. Jerónimo, que já é árbitro há tanto tempo, apitar tão mal!.. e o pior é pensar que fez um bom trabalho!... Já nem lhe pedia que visse a final 8 onde um colega da APMinho fez um excelente trabalho mas, pelo menos, que falasse com a sua colega que apitou os nossos jogos de Viana do Castelo e de Penafiel. Essa senhora não só mostra saber as regras como tem sido justa com ambas as equipas e cuidadosa em advertir quem faz "batota". Ainda pode tirar dúvidas com o sr Tadeia e o sr Pinto, grandes mestres no uso do apito, e estes até são da APPorto!...
O Sr Jerónimo julga que está a enganar meninos  mas está um pouco equivocado pois também andamos na escola. A forma como não penalizou as entradas duras dos nossos adversários e inventou algumas faltas de equipa para nós mal passamos o resultado para 2-4 revelam pouca honestidade. Só o Pedro levou duas por estar distraído, isso nem na escola dele quando está a falar com o colega. Por uma falta idêntica o Jorginho levou azul e o adversário? "nicles". Nessa altura deu-se o empate, na marcação do livre direto. E logo a seguir as dez faltas para que eles se adiantassem no marcador, não fosse o Carlitos, que já estava acordado!...Nessa altura o árbitro começou a marcar faltas para o Gulpilhares, por simulação (!), será que o árbitro também só acordou nessa altura?  ou o mergulho saiu menos perfeito?
No final conseguimos um empate a jogar fora mas aprendemos muita coisa e assim ficámos mais fortes. Julgo que muita gente não esperava ver-nos aqui mas nós sabemos bem o trabalho que isso nos deu e, já agora, gostaríamos de levar isto até ao fim. Vamos lá amigos do hóquei, dirigentes, adversários e árbitros, sejam honestos e justos e deixem-nos jogar limpo que é isso que o "mister" Nuno Carrão está sempre a pedir-nos... 

1 comentário:

  1. Gonça, o jogo foi contra o Jerónimo???
    Vocês são 10, se está um vestido de preto, certamente nunca será da vossa equipa. É com isso que vocês têm que contar, única e exclusivamente com vocês! Se o árbitro quer assumir o jogo, nada como elogiar o trabalho dele, durante o jogo, mesmo que ele esteja errado. É melhor estar do lado dele, do que contra ele. Tenta fazer isso da próxima vez. Como o teu pai diz, o todo é maior que a soma das partes... mas a psicologia é ainda maior que o todo. O poder está na mente... e se acreditares nisso, conseguirás coisas que nunca mais ninguém conseguirá. Deixo aqui um grande abraço para o Jerónimo e para o excelente trabalho que tem feito pelo hóquei nacional!

    ResponderEliminar