sábado, 13 de outubro de 2012

O meu pai o Prof Nuno Carrão e os estudos no Hoquei em Patins

Como já devem ter percebido o meu pai gosta muito de hóquei em patins, não só pelos jogos que já viu com o meu irmão, cerca de 10 anos, mas também comigo, já lá vão mais quatro. Para se distrair durante os jogos tira as fotos que depois eu utilizo para fazer o goncahoquei. Ultimamente tem-se dedicado também a estudar esta modalidade. Como trabalha em biomecânica tem estudado os stiques, os patins e até os movimentos de remate.
Afinal o hóquei também pode ser estudado(!), tal como as outras modalidades. Neste trabalho o meu pai tem tido a ajuda de várias pessoas que gostam de estudar o hóquei, como é o caso do Professor Nuno Carrão que tirou o mestrado em hóquei em patins e foi o meu mister no ano passado, atualmente também ajuda no treino da seleção nacional de sub 20. Mostro-vos aqui um filme feito a alta velocidade (1000 imag/s) para comparar o remate do Reinaldo Ventura e do Rafa, quando ambos jogavam no Porto.
Se olharem com atenção podem ver que o stique do Reinaldo bate duas vezes na bola, o que seria contra as regras. O que vale é que o árbitro não vê. A velocidade da bola junto à baliza foi medida a cerca de 100km/h.

Sem comentários:

Enviar um comentário